segunda-feira, 27 de agosto de 2007

FUTEBOL DE SALÃO: Fortaleza quer sediar Mundial

Retirado do Diário do Nordeste (Domingo | 26 de Agosto de 2007)

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, se reuniu com o presidente e com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Aécio de Vasconcelos e Hideraldo Martins, respectivamente, para decidir quais cidades do país irão receber a Copa do Mundo de Futsal, que acontecerá no ano que vem.

Organizado pela Fifa, o comitê da Copa do Mundo de Futsal escolheu cinco cidades brasileiras com possibilidade de receber a competição: Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Jaraguá do Sul e Goiânia.

Dessas, três serão escolhidas, mas como o Rio de Janeiro acabou de ser a sede dos Jogos Pan-Americanos e deixou a Arena Multiuso como legado, a capital carioca está um passo à frente das demais.

A competição terá 16 seleções, divididas em quatro grupos. Duas dessas seleções passam à próxima fase, que funcionará em sistema de mata-mata. Por receber a competição, o Brasil está classificado esperando os seus adversários que virão da Europa (cinco times), da América do Sul (três), da Ásia (três), da Oceania (um) e das Américas do Norte e Central (um). Além disso, Orlando Silva acredita que a Copa do Mundo será uma forma de mostrar à Fifa que o País tem condições de receber uma competição de grande porte. Silva ressaltou a importância para o Brasil, que tem mais de 10 milhões de praticantes de futsal, de poder receber a principal competição da modalidade. “Isso vai ser uma celebração para a modalidade, que é desenvolvida na maioria das escolas de todo o País”, afirmou. O presidente da CBFS, Aécio de Borba, acredita que a realização desse evento é o demonstrativo do reconhecimento e uma possibilidade de divulgar mais o futsal do Brasil, que só tem crescido, conforme mostram as estatísticas.

O fato de Fortaleza poder vir a sediar um evento esportivo de nível internacional já é caminho para os preparativos. A prefeitura, federações e outras organizações devem pleitear sempre a candidatura da cidade para sediar eventos. Isso fortalece nosso compromisso e nossa competência alem de todos os valores olímpicos envolvidos.

Sem comentários: