domingo, 4 de fevereiro de 2007

Sociedade e economia 1

Não podemos almejar sediar uma Olimpíada sem antes alcançarmos um melhor nível de relações econômicas. Será fundamental que o complexo do Porto do Pecem seja consolidado. Mas é preciso reuniões e muita conversa para que parâmetros ambientais e sociais sejam satisfeitos e a transformação seja levada ao cabo da realização do evento.

Isso quer dizer que precisamos crescer economicamente, mas com responsabilidade socio-ambiental. É preciso criar instrumentos para isso. Os governos devem elaborar estruturas de suporte para viabilizar a rápida consecução destas necessidades. Proponho um plano de incentivos a adequação de todas as empresas para as certificações ISO nas séries 14.000 e as 9000. Deve-se também fortalecer as feiras de produtos feitos aqui e a atração de eventos internacionais dos ramos de interesse dos grupos econômicos do Ceará. Deve-se também incentivar a participação em todos os eventos internacionais de interesse econômico, social e ambiental em todo e qualquer nível, em especial os que tiverem maior credibilidade ou abertura para que consigamos trazer as discussões para nossa realidade e se possível a candidatura de realização destes eventos aqui no Ceará. É necessário o quanto antes a construção de um novo Centro de Convenções.

É fundamental o fortalecimento de todas as entidades de classes, instituições como Federações, Sindicatos, Confederações, Associações, Clubes, etc. para o amadurecimento das atividades, difusão, organização e portanto a elevação do nível nas relações com as congêneres do Brasil e do Mundo, em especial, as que forem ligadas aos esportes ou forem específicas de determinada modalidade.

O turismo deve ser um dos pontos fundantes. Atender algumas das demandas para o crescimento do turismo implica em dar margem para o planejamento das expansões necessárias para a realização da Olimpíada em Fortaleza. É imperativa a ampliação do aeroporto e de alguns acessos rodoviários a Fortaleza bem como o fortalecimento de uma cultura de receptividade e hospitalidade bem como de produtos artesanais. Criar datas e eventos para a promoção de produtos no calendário turístico.

O Espírito Olímpico é esta reunião de esforços múltiplos para superação. É como o entendimento de que uma visita deve ser bem tratada e de que a cordialidade deve acontecer com respeito e reconhecimento pelo esforço e pela competência. É o desejo de ser mais e melhor, não por superar outros e ser mais e melhor para os outros, mas por uma louvação ao reconhecimento de que somos seres incríveis, derivados de algo inexplicável, (Deus?) e que louvamos à nossa condição de seres humanos. É como uma oração de comunhão e benção. Agradecemos pela paz, pela harmonia e por sermos incrivelmente plurais.

Sem comentários: