O governo do Ceará iniciou um projeto modesto a algum tempo, sem muito arrojo , as Vilas Olímpicas. É surpreendente o que se faz por lá. São quatro "vilas" em Fortaleza e somente em Fortaleza. São:
Vila Olímpica do Conjunto Ceará
Vila Olímpica de Genibaú
Vila Olímpica do Castelão
Vila Olímpica de Messejana
Juntando todas as atividades desenvolvidas nelas a lista que surge é:
Recreação
Futebol
Futsal
Voleibol
Basquete
Handebol
Capoeira
Dança
Atletismo
Karatê
Ginástica
Ginástica rítmica
Arte-educação
Violão
Percussão
Já conheci um professor de violão que trabalha lá. O cara é muito comprometido com o trabalho e faz mais por um sentimento de realização, satisfeito no resultado e no sentimento que surge entre os estudantes e o desejo deles de serem um exemplo de que a arte aprendida muda a visão de mundo e do que é bom para si e para todos. Surge um comprometimento. Por falha minha não recordo do nome dele, mas trabalhava, ou ainda trabalha, no Castelão.
Na página da Sejuv - título que comete um equívoco por dar um sentido prioritário para a ligação do esporte com a "juventude" - retiro a seguinte informação:
As Vilas Olímpicas têm capacidade para atender 3.500 alunos por mês. As crianças e adolescentes se inscrevem em uma ou mais modalidades esportivas, culturais, artísticas ou educativas. São servidos lanches para as crianças, baseado num cardápio desenvolvido por uma nutricionista. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 11h30min e de 13h30min às 17h30min. Aos sábados funcionam de 7h30min às 11h30min. Durante os finais de semana as Vilas cedem seus espaços para uso da comunidade, aos jovens de
O projeto, como já disse, é modesto. 3.500 pessoas em fortaleza são pouco mais de 0,1% da população, ou seja, uma esmola! Segundo o IBGE, em 2004 haviam 111.133 pessoas matriculadas no ensino médio em 162 escolas públicas. A Vila Olímpica de Messejana é a única exceção do projeto porque foi construída ao lado do Liceu de Messejana. O projeto das vilas deveria existir dentro das 158 escolas públicas do governo do estado em Fortaleza e em todas as outras escolas em todo o estado, a exemplo do Liceu de Messejana. Isso fomentaria a elevação técnica da condição do esporte nas escolas e nas competições dos Jogos Escolares. É a escalada dos campeões e a difusão do espírito olímpico. Nossos heróis já nasceram. Precisamos agora orienta-los para a vitória.
sábado, 3 de fevereiro de 2007
A Base
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário