domingo, 4 de fevereiro de 2007

Cidades do Brasil - Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília

O Brasil, de fato, nunca teve um cidade que tivesse chegado a ser uma concorrente para sediar uma Olimpíada. O COI, aparentemente, apoiou a candidatura do Rio de Janeiro para sediar os eventos de 2004 e 2012, mas falhou logo no começo. Outras cidades do Brasil que já foram mencionadas para sediar os Jogos Olímpicos foram São Paulo, que ja foi sede dos Jogos Pan Americanos de 1963; Curitiba, que em 2006 sediou os Jogos Universitários Sul-americanos e Brasília que ainda não sediou nenhum evento internacional de grande porte nos esportes.

São Paulo


A cidade é possivelmente a que tem as melhores condições para abrigar a diversidade dos esportes. Tem o aporte de todas as representações de esportes olímpicos, sem contar a enorme quantidade de cursos de Educação Física, Clubes e academias de ginástica e musculação, espaços públicos de esportes nas mais diversas modalidades de jogos e de ter a única raia de remo do Brasil. Ganha do Rio de janeiro se for comparas os indicadores de violência, sendo ligeiramente menores, mas perde para o sistema de transporte. Possivelmente empara na receptividade, hospedagem, mas o Rio ganharia pelo aspecto estético da cidade em si.

Curitiba


Cidade que tem um dos melhores sistema de transporte do Brasil, precisaria apenas de alguns ajustes, desponta como um dos centros desportivos do Brasil, alcançando níveis cada vez mais competitivos e qualificados. Os governos matem na cidade muitos espaços para a prática de diversos esportes. A receptividade deve ser melhor que a de São Paulo e do Rio já que a cidade deveria se engajar mais para a boa realização do evento, mas os meios de hospedagem deveriam ser expandidos.

Brasília


A Capital tem boas condições de abrigar qualquer evento grande, mas precisa de muitos investimentos. Uma Olimpíada seria uma boa ocasião para o Distrito Federal integrar-se com sua periferia urbana, as ditas "cidades satélites". O transporte em Brasília é o que tem melhores condições estruturais para os desafios organizacionais dos jogos olímpicos. A receptividade também deveria ter níveis bons de entusiasmo da população local, não mais do que acredito que seria em Curitiba e seus meios de hospedagem também precisariam de expansão. O esporte na cidade esta em um nível semelhante ao de Curitiba, mas com menos profissionalismo.

Rio de Janeiro


O Rio, comparado às outras cidades apresenta a combinação mais favorável atualmente. Precisa melhorar todos os pontos, com especial ênfase na segurança e receptividade, na medida em que deveria engajar mais a população no espírito olímpico. Com a ocorrência dos jogos Pan Americanos, não existe rival no Brasil para as olimpíadas de 2016 e é aqui que eu faço uma ressalva: Se o Rio sediar os Jogos Olímpicos de 2016, será impossível Fortaleza ganhar em 2020, mas não é impossível em 2024, ou depois.

O desafio de alcançar condições mínimas para uma candidatura em 2013 para sediar os jogos em 2020 é um estimulante para a realização dos desejos de uma população que quer e pode ser grande em suas realizações. Será um marco de amadurecimento de nossas instituições e para a nossa democracia. Um evento que obrigatoriamente deve mexer com as vaidades, mas que se não for superado o desejo mesquinho de vencer por vencer e resaltarmos o verdadeiro Espírito Olímpico de comunhão, não conseguiremos. Devemos estar todos, pessoas e instituições, unidos no desejo de paz e confraternização.

Sem comentários: