UFC cria o Instituto de Educação Física
O Conselho Universitário (Consuni) da UFC, em sua última reunião de 2009, realizada na manhã de quinta-feira (17), aprovou a proposta de criação do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES).
"São muitas as oportunidades que surgem com a criação do Instituto de Educação Física e Esportes", observa o Prof. Antonio Barroso Lima, Coordenador de Atividades Desportivas e Lazer da UFC, citando como exemplo a chance de implantação de um mestrado, que poderá ser o primeiro do Norte e Nordeste.
"O Instituto propiciará, também, a criação do Centro de Alto Rendimento Esportivo e é nossa meta transformá-lo em centro de excelência", diz Barroso Lima. O Centro abrigará, além dos equipamentos já existentes, local para hospedagem (para alojar delegações esportivas) e auditório. Será, igualmente, local para desenvolvimento de projetos em parceria com profissionais da Medicina, Tecnologia e Psicologia.
O Prof. Antonio Lima observa que novos equipamentos devem ser construídos, com a colaboração dos governos estadual e federal, e lembra que a época é propícia, tendo em vista a realização da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016. O relator da proposta de criação do Instituto de Educação Física foi o Prof. Custódio Luis de Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC.
Fonte: Antonio Aritomar Barros, Secretário dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC - (fone: 85 3366 7340)
A criação dessa divisão acadêmica na UFC vai fortalecer a estrutura de ensino-pesquisa-extensão na área fortalecendo o esporte como um todo. Ficamos na torcida para que a Unifor também eleve a Educação Física a condições de ciência para um maior aperfeiçoamento. Uma cidade que pretende ser sede de eventos esportivos internacionais deve desenvolver esses estudos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário