Notícia retirada do jornal Diário do Nortesde publicada no dia 12 de fevereiro de 2008
Projeto lançado pelo Estado é destinado aos estudantes e possibilita uso de instalações das escolas às comunidades
Prédios escolares, que antes ficavam fechados nos fins de semana, deverão ganhar vida, com a participação de alunos e da própria comunidade residente naquelas imediações. Essa é uma das idéias que norteiam o projeto Esporte na Escola, lançado ontem, no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no Cambeba.
O projeto foi apresentado pelo secretário de Esportes, Ferruccio Petri Feitosa, que destacou a importância de incentivar a prática esportiva, ao mesmo tempo em que escolas e os seus espaços possam ser utilizados pela comunidade, em dias que normalmente os prédios ficam fechados.
“Trata-se de uma valorização desses equipamentos, em que muitos possuem quadras de esportes e poderiam ser mais úteis para as populações de bairros carentes e do interior do Estado do Ceará”, acrescentou o secretário.
Com isso, o projeto visa desenvolver atividades físicas, recreativas e jogos de salão na escola. Esse é vinculado ao Programa Esporte Educacional e Escolar, sendo uma iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado, com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc). O projeto atenderá a cinco mil crianças em dez escolas na Capital e 40 no Interior do Estado, abrangendo 21 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes).
As atividades esportivas e recreativas serão acompanhadas em cada escola por um professor registrado no Conselho Regional de Educação Física e por um estagiário, aluno de um curso de Educação Física.
De acordo com Ferruccio, os critérios para as escolhas das 50 unidades estudantis se basearam no fato de estarem localizadas em áreas vulneráveis. Ainda durante a solenidade de abertura do programa, foi feita a entrega de kits para representantes de unidades escolares, contendo bolas de futsal, futebol, vôlei, basquete, cones, bambolês, corda de pular e jogos de dama e xadrez.
Segundo o titular da Secretaria de Esportes, a expectativa é de que, ainda este ano, se amplie o número de escolas atendidas. No entanto, conforme salientou, outros projetos criados para o incentivo ao esporte e da cidadania também deverão se estender até o fim de dezembro próximo para mais municípios cearenses.
Marcus Peixoto
Repórter
Esse projeto é o caminho certo, mas precisa incluir mais esportes, especialmente os olímpicos que já tenham federações organizadas no Ceará. O esporte é a melhor forma de transmitir um bom valor de convivência em sociedade e outras qualidades fundamentais ao sucesso de um indivíduo. O Espírito Olímpico ou Olimpismo será o valor humano do Século XXI.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário