sábado, 16 de fevereiro de 2008

Projeto Segundo Tempo

São ofertadas 198 vagas para estudantes universitários do curso de Educação Física das instituições de ensino conveniadas com a Prefeitura.

Estarão abertas, a partir de segunda-feira (18 de fevereiro de 2008), prosseguindo até sexta-feira (22), as inscrições para estagiários do Projeto Segundo Tempo, promovido por meio de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério dos Esportes. São ofertadas 198 vagas para estudantes universitários do curso de Educação Física das instituições de ensino conveniadas com a Prefeitura (confira lista no edital). O estágio ocorrerá em 99 escolas da rede municipal, que funcionarão como núcleos do projeto.

Os interessados devem comparecer ao auditório da Secretaria Municipal de Educação (Av. Desembargador Moreira, 2875, Dionísio Torres), de 9 às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min, apresentando os documentos descritos no edital disponível no site www.sme.fortaleza.ce.gov.br. É necessário ter o mínimo de 80 créditos cumpridos, apresentar índice de rendimento igual ou superior a seis (ou conceito equivalente) e disponibilidade de tempo para estagiar em um dos turnos ofertados (manhã ou tarde).

Entre outras atribuições, os estagiários deverão planejar e desenvolver, em parceria com os coordenadores de Núcleo do Projeto, as atividades junto aos alunos, elaborar relatórios mensais sobre as atividades desenvolvidas, acompanhar o desempenho dos participantes e estabelecer um sistema que registre as atividades esportivas diária e semanalmente.

A seleção consiste em análise da documentação apresentada e entrevista. A duração do estágio é de 18 meses, com carga total de 20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 350,00. Os excedentes selecionados integrarão o cadastro de reserva para os casos de não preenchimento das vagas ou de vacância durante o período de vigência do projeto.

Fonte:
http://www.fortaleza.ce.gov.br/ver_noticias.asp?cod=n543211522008182436

Esta é uma notícia excelente. É desta forma que espalhamos o espírito esportivo, o Olimpismo. Mas é preciso ir alem e colocar todas as escolas nesse projeto. Somente assim nossa sociedade crescerar em participação e desenvolvimento social democrático e humano.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Projeto Esporte na Escola

Notícia retirada do jornal Diário do Nortesde publicada no dia 12 de fevereiro de 2008

Projeto lançado pelo Estado é destinado aos estudantes e possibilita uso de instalações das escolas às comunidades

Prédios escolares, que antes ficavam fechados nos fins de semana, deverão ganhar vida, com a participação de alunos e da própria comunidade residente naquelas imediações. Essa é uma das idéias que norteiam o projeto Esporte na Escola, lançado ontem, no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no Cambeba.

O projeto foi apresentado pelo secretário de Esportes, Ferruccio Petri Feitosa, que destacou a importância de incentivar a prática esportiva, ao mesmo tempo em que escolas e os seus espaços possam ser utilizados pela comunidade, em dias que normalmente os prédios ficam fechados.

“Trata-se de uma valorização desses equipamentos, em que muitos possuem quadras de esportes e poderiam ser mais úteis para as populações de bairros carentes e do interior do Estado do Ceará”, acrescentou o secretário.

Com isso, o projeto visa desenvolver atividades físicas, recreativas e jogos de salão na escola. Esse é vinculado ao Programa Esporte Educacional e Escolar, sendo uma iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado, com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc). O projeto atenderá a cinco mil crianças em dez escolas na Capital e 40 no Interior do Estado, abrangendo 21 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes).

As atividades esportivas e recreativas serão acompanhadas em cada escola por um professor registrado no Conselho Regional de Educação Física e por um estagiário, aluno de um curso de Educação Física.

De acordo com Ferruccio, os critérios para as escolhas das 50 unidades estudantis se basearam no fato de estarem localizadas em áreas vulneráveis. Ainda durante a solenidade de abertura do programa, foi feita a entrega de kits para representantes de unidades escolares, contendo bolas de futsal, futebol, vôlei, basquete, cones, bambolês, corda de pular e jogos de dama e xadrez.

Segundo o titular da Secretaria de Esportes, a expectativa é de que, ainda este ano, se amplie o número de escolas atendidas. No entanto, conforme salientou, outros projetos criados para o incentivo ao esporte e da cidadania também deverão se estender até o fim de dezembro próximo para mais municípios cearenses.

Marcus Peixoto
Repórter


Esse projeto é o caminho certo, mas precisa incluir mais esportes, especialmente os olímpicos que já tenham federações organizadas no Ceará. O esporte é a melhor forma de transmitir um bom valor de convivência em sociedade e outras qualidades fundamentais ao sucesso de um indivíduo. O Espírito Olímpico ou Olimpismo será o valor humano do Século XXI.