quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

COPA 2014: Cid diz que Fortaleza precisa de R$ 2 bilhões

Notícia do jornal Diário do Nordeste, 10 de janeiro de 2008

Governador do Estado afirma que a Capital cearense precisa investir logo, neste ano, se quiser ser sede do Mundial

O governador Cid Gomes disse, em entrevista, ao Programa Questão Aberta, da TV Diário, que se a cidade de Fortaleza quiser participar efetivamente da Copa do Mundo de 2014 terá que começar a pensar em uma reestruturação das vias que servirão para desafogar o trânsito e melhorar o tráfego na Capital.

A cidade só estará preparada para atender às exigências da Fifa se gastar, a partir deste ano, um total de R$ 2 bilhões, divididos entre a Prefeitura e os Governos estadual e federal, na proporção de 10% do município, 20% do Estado e 70% da administração federal.

Cid Gomes informou, no programa comandado pelo jornalista Edison Silva, que Fortaleza precisa fazer grandes investimentos em infra-estrutura de transporte. ´Não podemos mais ficar só nessa coisa de colocar semáforo para organizar o trânsito. Penso que temos que ter um elevado na Av. Antônio Sales, no contrafluxo; na Av. Washington Soares precisamos de pelo menos dois viadutos, um na altura do novo centro de feiras, outro no cruzamento com a Av. Maestro Lisboa no caminho do Porto das Dunas´, destacou, lembrando ainda a necessidade de uma melhoria nos acessos às praças esportivas com a construção de um elevado da Av. Raul Barbosa direto ao estádio Castelão.

Metrofor

O governador acredita que somente com a construção de túneis e novas vias será possível a cidade de Fortaleza participar de competições e eventos internacionais. Ele lembrou a retomada das obras do Metrofor que agora ficará pronto no fim de 2010, com verbas federais e estaduais. Além disso, Cid informou que o Governo do Estado solicitou, através de ofício ao Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte), a transferência das obras da ponte da Sabiaguaba ao Governo do Estado, para que haja uma celeridade na sua conclusão. Segundo ele, a ponte será o principal acesso da Praia do Futuro ao Porto das Dunas. ´É um trecho indispensável, pois já temos o projeto de duplicação da Av. Maestro Lisboa, principal via de acesso ao Porto das Dunas e a ponte irá até esta avenida´, afirmou. O governador falou também na necessidade de construção de um túnel na altura da Praça Portugal para que se libere o trânsito das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira, um dos pontos de acesso ao Castelão. Os vários pontos críticos da cidade apontados pelo governador Cid Gomes reabrem o debate sobre a necessidade de melhorias na infra-estrutura da Capital cearense, ponto em que a administração da prefeita Luizianne Lins vem sofrendo críticas da oposição, visto que essa é uma responsabilidade do município.

A notícia é muito boa porque demonstra o tamanho do desafio e sem a ilusão enganadora do eleitorado, já que os administradores públicos gostão tanto de fazer promessas, sem dar a dimensão do problema. Falar de trânsito é muito problemático e as propostas lançadas pelo Governador são muito ousadas e levantão questões complexas do ponto de vista estrutural. Para Cid o problema é razoável e importante porque terá como viabilizar soluções a médio prazo se for reeleito e gozará de grande popularidade ao final do seu segundo possível mandato em 2014. Se Ciro Gomes for candidato a presidente e for reeleito, então teremos muito o que comemorar porque Fortaleza terá ganho um grande aliado para mudanças estruturais na cidade.

Resolver questões estruturais para um evento de grande porte como a Copa de 2014, será crucial para o encaminhamento de uma candidatura para a Olimpíada em 2020. Com a criação da Secretaria Municipal de Esportes será mais fácil debater os desafios para implementação na infraestrutura de esporte e criar uma cultura mais difusa de esporte e lazer em toda Fortaleza. Essa é uma mudança administrativa que fará justiça ao esporte na cidade e torna-se então um marco para melhorias em todos os âmbitos da organização do evento.

Sem comentários: