Projeto ‘Mão Amiga’ ajuda a revelar talentos
Modalidade se destaca pela plasticidade e expressão corporal e é praticada com aparelhos como bola, arco, corda
Ginástica Rítmica está transformando a vida de inúmeras meninas que moram na periferia da nossa Capital. E essa mudança na rotina do cotidiano dessas jovens acontece graças à disposição do secretário Ferruccio Feitosa, da Secretaria de Esporte do Estado (Sesporte), que com o apoio ao Projeto ‘‘Mão Amiga’’ está oferecendo a elas a oportunidade de praticar essa modalidade esportiva. Aliás, o Projeto ‘‘Mão Amiga’’ também apóia outras modalidades esportivas que também estão incluídas no roteiro da Sesporte.
A professora Ester Azevedo Vieira ressalta que com o Projeto ‘‘Mão Amiga’’ crianças, adolescentes e jovens têm a chance da inclusão social, importante para as comunidades como Castelo Encantado e Mucuripe, onde se concentra a maioria das meninas da ginástica rítmica. Elas recebem aulas na AABB e Clube Náutico.
Duas a quatro vezes na semana, jovens ginastas saem em busca de uma vida melhor, deixando muitos obstáculos de lado para vivenciar a prática desse esporte. Muitas delas já participam de eventos, apresentações festivais e torneios. As idades variam de 10 a 16 anos. “E nosso trabalho é voltado para as alunas de escolas públicas”, afirmou a professora Ester.
“A educação como um todo é o principal fator que se adquire com a ginástica rítmica. Ela ajuda na postura, coordenação, ritmo geral, educação musical, dos movimentos através dos gestos e dos passos coreografados”, justificou Ester Azevedo.
Hoje, no Ceará, o esporte é praticado por quase 350 meninas e essa conquista se deve ao ‘‘Mão Amiga’’, com sua visão do desporto para o futuro, e à criação da Federação de Ginástica Cearense, que abrange a ginásticas rítmica, artística e geral.
Núcleo na Unifor
A partir desta terça-feira (15/01), começará a funcionar na Unifor (Divisão de Assuntos Desportivos), o núcleo de ginástica rítmica do Mão Amiga, para meninas a partir de 6 anos das comunidades próximas, estudantes de escolas públicas. Informações através do telefone 3477.3143.
PRATICANTES
350 jovens no Ceará praticam, atualmente, a ginástica rítmica, segundo números divulgados pela professora Ester Vieira, entusiasta da disseminação dessa modalidade esportiva em nossa Capital
E mais uma federação é criada para organizar e difundir uma modalidade olímpica no Ceará. É a Ginástica. Mas a notícia é mais positiva demonstrando o quanto pode ser importante o esporte na vida das pessoas. Esse é um dos valores do Espírito Olímpico.