domingo, 13 de janeiro de 2008

Ginástica Rítmica - Federação de Ginástica Cearense

Notícia retirada do jornal Diário do Nortesde publicada no dia 13 de janeiro de 2008

Projeto ‘Mão Amiga’ ajuda a revelar talentos


Modalidade se destaca pela plasticidade e expressão corporal e é praticada com aparelhos como bola, arco, corda

Ginástica Rítmica está transformando a vida de inúmeras meninas que moram na periferia da nossa Capital. E essa mudança na rotina do cotidiano dessas jovens acontece graças à disposição do secretário Ferruccio Feitosa, da Secretaria de Esporte do Estado (Sesporte), que com o apoio ao Projeto ‘‘Mão Amiga’’ está oferecendo a elas a oportunidade de praticar essa modalidade esportiva. Aliás, o Projeto ‘‘Mão Amiga’’ também apóia outras modalidades esportivas que também estão incluídas no roteiro da Sesporte.

A professora Ester Azevedo Vieira ressalta que com o Projeto ‘‘Mão Amiga’’ crianças, adolescentes e jovens têm a chance da inclusão social, importante para as comunidades como Castelo Encantado e Mucuripe, onde se concentra a maioria das meninas da ginástica rítmica. Elas recebem aulas na AABB e Clube Náutico.

Duas a quatro vezes na semana, jovens ginastas saem em busca de uma vida melhor, deixando muitos obstáculos de lado para vivenciar a prática desse esporte. Muitas delas já participam de eventos, apresentações festivais e torneios. As idades variam de 10 a 16 anos. “E nosso trabalho é voltado para as alunas de escolas públicas”, afirmou a professora Ester.

“A educação como um todo é o principal fator que se adquire com a ginástica rítmica. Ela ajuda na postura, coordenação, ritmo geral, educação musical, dos movimentos através dos gestos e dos passos coreografados”, justificou Ester Azevedo.

Hoje, no Ceará, o esporte é praticado por quase 350 meninas e essa conquista se deve ao ‘‘Mão Amiga’’, com sua visão do desporto para o futuro, e à criação da Federação de Ginástica Cearense, que abrange a ginásticas rítmica, artística e geral.

Núcleo na Unifor

A partir desta terça-feira (15/01), começará a funcionar na Unifor (Divisão de Assuntos Desportivos), o núcleo de ginástica rítmica do Mão Amiga, para meninas a partir de 6 anos das comunidades próximas, estudantes de escolas públicas. Informações através do telefone 3477.3143.

PRATICANTES

350 jovens no Ceará praticam, atualmente, a ginástica rítmica, segundo números divulgados pela professora Ester Vieira, entusiasta da disseminação dessa modalidade esportiva em nossa Capital


E mais uma federação é criada para organizar e difundir uma modalidade olímpica no Ceará. É a Ginástica. Mas a notícia é mais positiva demonstrando o quanto pode ser importante o esporte na vida das pessoas. Esse é um dos valores do Espírito Olímpico.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Federação de Badminton do Ceará

Notícia retirada do site da Confederação Brasileira de Badminton 30 de novembro de 2007

Mais um estado se filia a CBBd

O estado do Ceará, considerado um dos mais bonitos de nosso imenso país, está em festa nesta sexta feira. É que foi confirmada nesta data (30/11/2007), a fundação da FEBACE – Federação de Badminton do Ceará.

A entidade será a responsável por organizar o Badminton em todo o estado do Ceará e será comandada por José Militão, muito mais conhecido como Zeca Militão que ocupará o cargo de presidente. Já a diretoria técnica ficará sob a batuta de Alexandre Oberg que já militou no Badminton por muitos anos, inclusive atuando na Fonte São Paulo.

Mas quem pensa que o Badminton no Ceará começa do zero se engana. Muitos hotéis de Fortaleza já oferecem o esporte a seus hóspedes e agora outra grande parte da população terá acesso às raquetes e petecas, podendo praticar num futuro bem próximo em escolas e clubes do estado.

A entrada do estado do Ceará na lista de filiados da Confederação Brasileira de Badminton mostra a força do esporte no Nordeste. Agora já são seis sendo eles Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Paraíba e o caçula Ceará.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul completam a lista dos 13 estados do país filiados à CBBd e que praticam hoje o Badminton, o esporte que cresce a cada dia no país.

Em breve o site da CBBd irá colocar no ar uma entrevista com o presidente da FEBACE, Zeca Militão para que ele possa contar um pouco mais sobre os projetos de Badminton que serão desenvolvidos no Ceará.

Hilton Fernando
Assessor de Imprensa – Confederação Brasileira de Badminton – CBBd

O Ceará já tinha organização de 18 dos 29 modalidades esportivas olímpicas. Com a notícia da criação da Federação de Badminton do Ceará, passamos agora a ter 19. É com pluralidade de modalidades que aumentamos nossas capacidades. Seremos melhores em vários campos da atividade humana e é isso que o Espírito Olímpico faz ressaltar: o engrandecimento do homem pelo esforço de realizar algo em toda a sua plenitude. Parabens para os organizadores.

COPA 2014: Cid diz que Fortaleza precisa de R$ 2 bilhões

Notícia do jornal Diário do Nordeste, 10 de janeiro de 2008

Governador do Estado afirma que a Capital cearense precisa investir logo, neste ano, se quiser ser sede do Mundial

O governador Cid Gomes disse, em entrevista, ao Programa Questão Aberta, da TV Diário, que se a cidade de Fortaleza quiser participar efetivamente da Copa do Mundo de 2014 terá que começar a pensar em uma reestruturação das vias que servirão para desafogar o trânsito e melhorar o tráfego na Capital.

A cidade só estará preparada para atender às exigências da Fifa se gastar, a partir deste ano, um total de R$ 2 bilhões, divididos entre a Prefeitura e os Governos estadual e federal, na proporção de 10% do município, 20% do Estado e 70% da administração federal.

Cid Gomes informou, no programa comandado pelo jornalista Edison Silva, que Fortaleza precisa fazer grandes investimentos em infra-estrutura de transporte. ´Não podemos mais ficar só nessa coisa de colocar semáforo para organizar o trânsito. Penso que temos que ter um elevado na Av. Antônio Sales, no contrafluxo; na Av. Washington Soares precisamos de pelo menos dois viadutos, um na altura do novo centro de feiras, outro no cruzamento com a Av. Maestro Lisboa no caminho do Porto das Dunas´, destacou, lembrando ainda a necessidade de uma melhoria nos acessos às praças esportivas com a construção de um elevado da Av. Raul Barbosa direto ao estádio Castelão.

Metrofor

O governador acredita que somente com a construção de túneis e novas vias será possível a cidade de Fortaleza participar de competições e eventos internacionais. Ele lembrou a retomada das obras do Metrofor que agora ficará pronto no fim de 2010, com verbas federais e estaduais. Além disso, Cid informou que o Governo do Estado solicitou, através de ofício ao Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte), a transferência das obras da ponte da Sabiaguaba ao Governo do Estado, para que haja uma celeridade na sua conclusão. Segundo ele, a ponte será o principal acesso da Praia do Futuro ao Porto das Dunas. ´É um trecho indispensável, pois já temos o projeto de duplicação da Av. Maestro Lisboa, principal via de acesso ao Porto das Dunas e a ponte irá até esta avenida´, afirmou. O governador falou também na necessidade de construção de um túnel na altura da Praça Portugal para que se libere o trânsito das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira, um dos pontos de acesso ao Castelão. Os vários pontos críticos da cidade apontados pelo governador Cid Gomes reabrem o debate sobre a necessidade de melhorias na infra-estrutura da Capital cearense, ponto em que a administração da prefeita Luizianne Lins vem sofrendo críticas da oposição, visto que essa é uma responsabilidade do município.

A notícia é muito boa porque demonstra o tamanho do desafio e sem a ilusão enganadora do eleitorado, já que os administradores públicos gostão tanto de fazer promessas, sem dar a dimensão do problema. Falar de trânsito é muito problemático e as propostas lançadas pelo Governador são muito ousadas e levantão questões complexas do ponto de vista estrutural. Para Cid o problema é razoável e importante porque terá como viabilizar soluções a médio prazo se for reeleito e gozará de grande popularidade ao final do seu segundo possível mandato em 2014. Se Ciro Gomes for candidato a presidente e for reeleito, então teremos muito o que comemorar porque Fortaleza terá ganho um grande aliado para mudanças estruturais na cidade.

Resolver questões estruturais para um evento de grande porte como a Copa de 2014, será crucial para o encaminhamento de uma candidatura para a Olimpíada em 2020. Com a criação da Secretaria Municipal de Esportes será mais fácil debater os desafios para implementação na infraestrutura de esporte e criar uma cultura mais difusa de esporte e lazer em toda Fortaleza. Essa é uma mudança administrativa que fará justiça ao esporte na cidade e torna-se então um marco para melhorias em todos os âmbitos da organização do evento.