Os ônibus vão diminuir seus lucros porque uma cidade moderna ficaria estrangulada na dependência de um transporte tão vulnerável quanto o rodoviário. O metrô, apesar de ter um custo elevado para sua implantação traz benefícios que são imediatamente reconhecidos pelos usuários como ganhos no tempo de locomoção e eficiência em planejamento de viagens. Ganha também o meio ambiente por ter o metrô um impacto ambiental menor nos micro climas da cidade por não emitir gases resultantes da queima de combustíveis. E também por ter seu ruído
uma dimensão menor que o gerado pelos ônibus.
O Metrofor deverá considerar parcerias para dar uma nova visão de ocupação espacial e dinâmica de deslocamento para atrair a construção de grandes equipamentos como o novo Centro de Eventos do Ceará para a Região Metropolitana de Fortaleza. Acredito que as grandes construtoras e imobiliárias devem considerar em seus projetos a integração com o Metrofor em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras para dinamizar a inclusão no mercado de trabalho dos moradores destes lugares, desta forma, podemos construir conjuntos mais longe, ocupando áreas com margem a crescimento e desafogar Fortaleza a enorme concentração de habitantes que tem hoje.
Estas soluções são fundamentais para atender os parâmetros de melhorias das condições de vida dos cidadãos de Fortaleza e Região Metropolitana e faze-los mais motivados para outras atividades lúdicas, em especial o esporte, e dar atenção para o tema das Olimpíadas. É condição também para mostrar o desenvolvimento da estrutura de transportes e deslocamentos humanos, condição fundamental para abrigar grandes eventos como os Jogos Olímpicos. As últimas notícias sobre o PAC para o Metrofor e a possibilidade de se usar a linha do Mucuripe e as discussões sobre o Centro de Eventos do Ceará são muito animadoras. Espero que as escolhas sejam bem ponderadas e torço para que o melhor aconteça e assim seja viabilizada as condições preliminares para que tudo dê certo.